sábado, 9 de agosto de 2008

Noite de Folclore 2 de Agosto 2008




SONS DA TERRA - FOLCLORE NUMA NOITE DE LUAR DE AGOSTO

Dando seguimento ao ciclo de actividades culturais, designado “Memórias da Terra” promovido pelo Museu Rural e organizado pela A.A.P (Associação dos Amigos de Peva), teve lugar na noite de 2 de Agosto o encerramento da exposição de pintura intitulada “Cores da Terra”, com a entrega de diplomas aos artistas participantes.



Foi a primeira vez que os “Cantos, Recantos e Encantos” da nossa Terra passaram para a tela, onde ganharam a dimensão e o prestígio dos autores.
Em cumprimento do calendário previamente definido, o fim de uma actividade, dá inicio a uma outra, desta feita aos “Sons da Terra” , na qual participarão vários grupos de danças e cantares, de raiz popular.

Assim, a noite de 2 de Agosto foi “Mágica” para os habitantes de Peva e visitantes, que assistiram ao espectáculo de folclore a cargo do rancho folclórico da Lageosa do Mondego. Esta actuação, contou com o apoio da Câmara Municipal de Celorico da Beira.
A actuação foi feita ao ar livre, o que tornou o espectáculo mais interactivo, ao envolver todos, actuantes e público, em danças e cantares de todos bem conhecidos.
O facto deste espectáculo acontecer no 1º fim de semana de Agosto, foi propositado, por forma a “brindar” os nossos emigrantes/imigrantes, que aderiram em massa, sendo notória a alegria que lhes ia na alma, ao reviverem o que de mais genuíno há no nosso Povo – a cultura, traduzida também ela, em manifestações de canto e dança.
O êxito foi tal que, a organização já pensa em reeditar este espectáculo para o próximo ano, envolvendo mais grupos, nomeadamente os do concelho, que este ano não puderam participar por incompatibilidade de agendas.

Sem comentários: